A Prefeitura de Parobé promoveu, na manhã desta quinta-feira, 30, a primeira reunião do Programa TEAcolhe, uma iniciativa fundamental para garantir um atendimento integrado e de qualidade às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município. O encontro reuniu representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, e contou com a participação da psicóloga Adriana Trindade Machado, coordenadora do Centro Regional de Referência da 6ª Região de Saúde, sediado em Igrejinha e responsável pelo atendimento de oito municípios da região, incluindo Parobé.
Além disso, estiveram presentes o prefeito eleito Gilberto Gomes, a primeira-dama Sabrina Subtil, a secretária de Educação Fabrícia Bonemberger Machado de Oliveira, a secretária de Saúde Aline Nunes e o secretário de Assistência Social Nilson Machado.
Durante o encontro, foram discutidas diretrizes para a implementação do programa no município, incluindo a qualificação das equipes e o planejamento de novos projetos para o ano de 2025. O TEAcolhe tem como base a Lei Estadual n° 15.322/2019, que estabelece diretrizes para inclusão, cidadania e apoio às famílias de pessoas com TEA.
De acordo com o prefeito Gilberto Gomes, a iniciativa reforça o compromisso da administração com uma Parobé mais inclusiva e acolhedora. "Um grande diferencial em Parobé nesse sentido será a Casa do Autista, um espaço de apoio às famílias e referência no atendimento às pessoas com TEA que iremos construir em nossa cidade", destacou.
