Valor será direcionado ao município através da Lei Aldir Blanc
A Câmara de Parobé aprovou na quinta-feira (20), em Sessão Extraordinária, um projeto de lei do Executivo para recepcionar R$ 393 mil para fomentar a cultura do município. O recurso será encaminhado através da Lei nº 14.399/2022, também conhecida como Lei Aldir Blanc. Os vereadores aprovaram o texto por unanimidade.
Conforme o presidente Betinho (PDT), a convocação da Sessão Extraordinária teve objetivo de agilizar a aprovação do projeto, garantindo a distribuição do recurso para o desenvolvimento deste setor no município. “Parobé tem muito a ganhar com esse recurso, principalmente os agentes e entidades culturais. Ele poderá ser utilizado para subvenções sociais, para materiais de consumo, para auxílios e premiações”, observou.
Os recursos disponíveis são resultados de superávit financeiro apurado no ano de 2023, referente às transferências concedidas pela União com fundamento na Lei Aldir Blanc.
Mudança na lei orçamentária
O líder de governo na Câmara, Gilberto Gomes (PDT), explicou que o texto enviado pelo Executivo adapta o orçamento do município para poder recepcionar o valor. “Por se tratar de um recurso que não estava previsto anteriormente, o dinheiro deve ser adicionado à Lei Orçamentária Anual vigente como crédito especial. Além disso, também alteramos o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Com a sanção da lei, o recurso poderá ser direcionado”, detalha Gomes.
]