Tem início na próxima segunda-feira a programação alusiva a Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes
Tem início na segunda-feira, 13, e segue até sábado, 18, a programação da Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes 2024 de Parobé.
A ação é alusiva ao 18 de maio, data instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e que deu origem ao Maio Laranja, cor símbolo da iniciativa que busca dar visibilidade a este assunto.
A abertura ocorre na segunda-feira, às 9h, com a Caminhada Faça Bonito e continua durante todo o mês de maio em todas as Emeis e Emefs da cidade, contando com Hora do Conto, Semáforo do Toque, rodas de conversa sobre a temática, caminhadas de conscientização, entre outras ações envolvendo alunos, pais, comunidade e instituições engajadas no enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes.
No dia 18, sábado, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorre uma grande ação com a 1ª Chimarreada Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes. Durante o evento, que ocorre entre as 9h e 11h, na Rua Coberta da Praça 1º de Maio, acontece ainda o lançamento da Cartilha Combate às Violências: Conhecendo e intervindo, garantindo os direitos das Crianças e Adolescentes.
"Trazer este debate para a sociedade é cada vez mais importante para que todos tenham a consciência de que têm responsabilidade na proteção das crianças e adolescentes. E a violência dá sinais. É importante reconhecê-los e ouvir as vítimas para encerrarmos esse ciclo de violência e abuso,” destaca o prefeito Diego Picucha.
Em caso de violação de direitos, os canais de atendimento são os: Disque Denúncia Disque 100 (nacional) ou Conselho Tutelar 51 991979853.
A campanha institucional é idealizada pela Prefeitura de Parobé, em parceria com o Conselho Tutelar, Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Comdicap, Delegacia, Napia, Creas, Cras, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Brigada Militar e Polícia Civil.
Por que a data 18 de maio?
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
Programação completa da Campanha Maio Laranja de Parobé
13/05 Segunda-feira
9h - Caminhada Faça Bonito - Saída do serviço de convivência passa pela EMEF Marieta Melita, Rua Belmonte, Rua Anísio Pressi até a EMEF Maria Francisca da Silva.
14/05 Terça-feira
10h - Tenda da prevenção/orientação na Praça 1º de Maio, com visita ao comércio, casas e blitz no semáforo. Com distribuição de folders e conscientização sobre o tema.
15/05 Quarta-feira
10h - Dia D – Abraço coletivo e protetivo pelo fim de todas as violências. Manifesto em todos os órgãos da rede de proteção, Secretarias e escolas.
14h às 16h
- Roda de conversa com os grupos do PAIF: Fique atento e proteja seu filho: A Violência sexual pode estar em vídeos, fotos e jogos.
- Roda de conversa com os adolescentes do serviço de convivência: Os perigos e as oportunidades das redes sociais
16/05 Quinta-feira
9h- Caminhada Faça Bonito. Saída da EMEF Jorge Fleck até a UBS Morro da Pedra.
17/05 Sexta-feira
9h - Reunião de ajuste e alinhamento do FLUXO de atendimento e encaminhamento com todos os órgãos de proteção. Na Secretaria de Educação.
18/05 Sábado
9h as 11h - 1ª Chimarreada Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes.
- Lançamento da Cartilha "Combate às Violências: Conhecendo e intervindo, garantindo os direitos das Crianças e Adolescentes". Na Rua Coberta da Praça 1º de Maio.
Outras atividades
Hora do conto: Não Me Toca, Seu Boboca - Diariamente nas EMEIS, EMEFS, turmas de Jardim e Pré-escola, além de visitas domiciliares com a hora do conto para as famílias atendidas pelo PIM e PCF.