Ocorreu na sexta-feira passada (7) o repasse dos lucros obtidos com a venda de ingressos do Taquara Summit, evento de inovação e tecnologia realizado em 30 de junho. A destinação de R$ 10.115,00 foi encaminhada para a Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol), para auxiliar no custeio para a participação dos alunos em feiras científicas em outras cidades e fora do Rio Grande do Sul.
O anúncio do repasse foi feito no gabinete da prefeita Sirlei Silveira, acompanhada do secretário de Orçamento e Finanças, Douglas Kaiser; do presidente do Instituto Taquara Mais, Marcos Barão; da gerente da unidade operacional do Sesc em Taquara, Fabiane Luiz Oliveira; do coordenador do Núcleo de Apoio Empresarial da Faccat, Fernando Neves; da diretora do Cimol, Karine Kersting, e dos professores Tiago Ulrich, Maicon Bandeira, Ricardo Kasper e Priscila Kasper. “Durante a organização do Taquara Summit, decidimos que ajudaríamos alguma instituição que promove a inovação em nosso Município. Ficamos muito felizes em fazer esta destinação ao Cimol, um patrimônio da nossa cidade, e orgulho de todos os taquarenses”, ressalta a prefeita.
Inovação com cunho social
Quando a programação do Taquara Summit ainda estava sendo planejada, foi confirmado que o evento teria a venda de ingressos solidários. O presidente do Instituto Taquara Mais, Marcos Barão, afirma que a entidade que idealizou o evento teve o intuito de auxiliar os alunos para que participem de feiras científicas é uma forma de levar o nome do Município para outras regiões. “Estes eventos oportunizam conhecimento para os estudantes. Subsidiar a ida para as mostras de ciência e tecnologia se tornou um bom destino para os ingressos solidários do Taquara Summit. É também uma forma de motivar os estudantes a despertar uma mente criativa, fomentando novas ideias que transformem Taquara em um polo de inovação”, afirma.
A gerente do Sesc de Taquara, Fabiane Luiz Oliveira, que também é vice-presidente do Instituto do Taquara Mais, lembra que o repasse para os alunos da instituição foi um primeiro passo dado para incentivá-los com grandes ideias, e que estão sendo pensadas mais ações que os envolvam antes da próxima edição do Taquara Summit. “O Cimol é uma escola de grande importância para Taquara e região, formando talentos em diversas áreas. Faz parte dos eixos de atuação do Instituto Taquara Mais em contribuir com ações para que os talentos permaneçam na cidade, conseguindo se estabelecer profissionalmente por aqui”, completa.
Além disso, como contrapartida para a destinação dos ingressos do Taquara Summit, a escola doou 436 quilos de alimentos não perecíveis, que foram arrecadados durante o oitavo Campeonato de Robótica promovido pela instituição em junho. As doações serão destinadas para famílias em situação de vulnerabilidade social do Município.
O Taquara Summit
A primeira edição do Taquara Summit foi realizada em 30 de junho. O evento foi idealizado pelo Instituto Taquara Mais, e teve a realização da Prefeitura de Taquara, Sesc-Taquara e Faccat. O apoio do evento deste ano foi do Sebrae-RS, CDL-Sapiranga, Sindilojas-VP, Curadoria Digital, Cristofoli Estúdio Criativo e Invento Casa Criativa. O patrocínio foi de Sicredi Caminho das Águas, Sicoob MaxiCrédito, Sicoob Vale Sul, Heidrich Tecnologia, Grupo Repercussão, Rádio Taquara, LC Incorporações e Empreendimentos, CDL Porto Alegre e Evolutivo Gestão e Tecnologia. O próximo Taquara Summit será em 21 de junho de 2024, e também ocorrerá no Centro de Eventos da Faccat.