A Câmara de Vereadores de Parobé realizou na noite de terça-feira (23) uma homenagem para enfermeiros e técnicos de enfermagem com atuação no município. A solenidade foi proposta pelo presidente do Legislativo, Betinho (PDT).
O momento aconteceu em alusão ao Dia da Enfermagem e ao Dia do Técnico e do Auxiliar, ambos comemorados dentro do mês de maio. “Podemos dizer que vocês são nossos heróis, que merecem todo o nosso carinho, respeito e admiração. Na condição de presidente, não podia deixar passar em branco essa data tão importante. É muito gratificante poder contar com cada um de vocês, que dedicam seu tempo para cuidar da nossa família”, declarou Betinho.
Como uma forma de prestação de contas dos serviços do município, a enfermeira Gemanir Polita fez uma explanação aos vereadores sobre os serviços de pré-natal do município. "Nós fizemos todo o acompanhamento da gestante desde o início, mas o desfecho acontece no hospital. O Ministério da Saúde preconiza que uma gestante tenha pelo menos sete consultas pré-natal, 22 exames laboratoriais e um exame de imagem. Nós realizamos aqui 17 consultas, 38 exames laboratoriais e 6 exames de imagem”, detalhou.
A enfermeira também destacou que em casos de gravidez de alto risco, a referência para atendimento é Porto Alegre. Como a regulação é feita pelo Estado, muitas pacientes acabam não sendo repassados para a capital e atendidos dentro do hospital da cidade.
O coordenador da atenção básica na Secretaria de Saúde, enfermeiro Jorge Amaral, também usou a tribuna para falar sobre o trabalho. “Desde que chegamos aqui começamos a apostar na capacitação dos profissionais e na revitalização dos ambientes de trabalho. Saúde é caro, tem que ter dinheiro, e temos feito tanto porque nosso prefeito investe 22% do orçamento, quando a lei exige 15%”, declarou, lembrando que Parobé conta com 77 médicos, 25 enfermeiros e 48 técnicos.
Para simbolizar a homenagem, os enfermeiros e técnicos receberam uma placa de homenagem e brindes fornecidos pela Tri Alimentos.