Sempre buscando aumentar a segurança no município, a Prefeitura de Parobé, está concluindo a instalação do sistema de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. A instalação das câmeras pretende intensificar o monitoramento das vias públicas, e das entradas e saídas do município.
São 28 câmeras fixas que estão espalhadas por diversos pontos da cidade, entre eles: rotatórias de acesso ao município, praça central, entre outros. Os equipamentos serão interligados a central de monitoramento da Brigada Militar e devem entrar em operação nas próximas semanas.
As câmeras de 4 megapixels com zoom de 32x, possuem abarcamento de tecnologia para reconhecimento de placas e de rostos, possibilitando o uso dessas tecnologias futuramente conforme o software que estiver sendo utilizado.
A instalação das câmeras conta com investimento de mais de R$ 300 mil de recursos próprios da Prefeitura.
De acordo com o prefeito Diego Picucha, o uso dos recursos tecnológicos contribuirá para melhorar a segurança da cidade. "Esses equipamentos utilizam recursos avançados para promover um verdadeiro cercamento eletrônico da cidade. Para se ter uma ideia, a EPTC de Porto Alegre usa câmeras com zoom de 22 vezes, enquanto nossos equipamentos possuem zoom de 23 vezes", destaca Picucha.