Uma comitiva de servidores da Câmara de Parobé e de vereadores visitou, ao longo do mês de julho, todas as 18 escolas municipais para divulgar o projeto Vereador Mirim e convidar os alunos a participarem da iniciativa. A proposta de atualização da lei e retomada do projeto partiu do gabinete do presidente do Legislativo, Marquinhos Friedrich (PDT).
Podem participar da ação todos os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal que tenham interesse. As inscrições serão realizadas nas respectivas escolas dos estudantes, entre os dias 4 e 12 de agosto. A partir disso, os candidatos à vaga de vereador mirim já podem iniciar suas campanhas em busca do apoio de colegas e amigos, com eleições marcadas para o dia 26 de agosto.
“Estamos muito empolgados com a realização desse projeto. Ele envolve um grande número de pessoas, passando por alunos, professores e familiares dos estudantes. Acreditamos que essa é uma forma de trazer mais consciência política para as crianças e adolescentes e também um meio de despertar novas lideranças na cidade”, salienta o presidente Marquinhos.
Em cada uma das escolas será eleito apenas um representante — o mais votado. Serão 15 vereadores titulares e 3 suplentes que tomarão posse de seus cargos em sessão solene que será realizada no dia 11 de outubro. Até lá, os vereadores mirins irão participar de reuniões com as Comissões Permanentes do Legislativo de Parobé, a fim de entender seu funcionamento e discutir possíveis projetos a serem apresentados.