Entre janeiro e junho de 2022, a Administração Municipal de Parobé, através da Secretaria de Saúde, garantiu atendimento médico especializado para cerca de 7 mil cidadãos com consultas em médicos especialistas e exames, como ecografias (obstétricas, mamárias, urinárias, de tireóide, etc), ressonâncias, tomografias, endoscopias, colonoscopias, entre outros. Tudo isso através de recursos próprios.
De acordo com o prefeito Diego Picucha, esse tipo de atendimento é de responsabilidade do governo do Estado, mas como as cotas não são suficientes para atender a demanda da população, o município acaba investindo neste tipo de serviço. “Embora esses atendimentos e serviços sejam atribuições do Estado, e sabendo que ao município caberia garantir apenas os serviços de atenção básica à saúde, não cruzamos os braços e temos investido, com recursos próprios, para proporcionar esse atendimento ao cidadão. Tudo isso, pois nosso objetivo é sempre ampliar o acesso e melhorar a qualidade do atendimento prestado à população", destaca Picucha.
A secretária de Saúde Ana Eliza de Lima detalha os investimentos para proporcionar esses atendimentos especializados. "Apenas com exames de ressonância, tomografia e ecografia em geral, investimentos cerca de 40 mil ao mês. Além disso, são cerca de 100 mil ao mês em laboratório. São recursos que direcionamos para reduzir essas filas de espera, de demandas que são de responsabilidade do Estado", destaca a secretária.