Parar de fumar pode ser uma tarefa difícil, mas para quem deseja abandonar o vício a Prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao Programa de Combate ao Tabagismo. O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade ligada ao consumo de derivados do tabaco.
O primeiro encontro do grupo ocorreu na última sexta-feira, 1/07, no auditório da Secretaria de Educação, reunindo 10 pessoas. Os encontros acontecerão quinzenalmente e cada grupo deve ter um acompanhamento por cerca de três meses.
Durante os encontros o grupo conta com o suporte de diversos profissionais, tais como médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social, dentista, dentre outros, além de receberem medicação para auxilio nesse processo de parar de fumar. Uma das novidades do tratamento será a auriculoterapia, como forma de diminuir a ansiedade do usuário, contribuindo para diminuir a intensidade das crises de abstinência.
Segundo a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima, os parobeenses interessados em parar de fumar devem procurar a UBS Central para se inscreverem para participar do programa. “Já temos uma lista de espera de cerca de 20 pacientes, mas, a nossa idéia é ampliar o número de grupos de tabagismos para as UBSs, beneficiando ainda mais pacientes”, explica.