Após bater um recorde em 2020, quando investiu mais de um milhão em medicamentos em sua Farmácia Municipal, a Administração Municipal de Parobé chegou a um novo patamar e fechou 2021 com mais de 3,6 milhões de reais de investimentos em medicamentos, mais do que o triplo do ano anterior.
Esse investimento também se refletiu em um aumento substancial no número de pessoas atendidas: enquanto em 2020 os números já surpreendiam, com mais de 30 mil atendimentos (entre as farmácias Municipal e do Estado), em 2021 o salto foi ainda maior, chegando a mais de 105 mil atendimentos ao longo do ano. No total, foram 22.147 pacientes na Farmácia do Estado, e 83.462 na Farmácia Municipal
Segundo o prefeito Diego Picucha, desde que assumiu a gestão, em abril de 2020, a Administração Municipal de Parobé tem implantado várias políticas de assistência farmacêutica para democratizar o acesso aos medicamentos e minimizar filas. ”Dentre as ações, está o investimento em recursos para aquisição de medicamentos que aumentaram a quantidade e a variedade dos mesmos, a ampliação do horário de prestação de serviço, entre outros. Mesmo com a situação atual, especialmente, com as dificuldades enfrentadas pela falta de repasses do governo federal, o município não pode deixar a população sem esses medicamentos, pois, esse é um dos compromissos firmados pela administração com a comunidade. Além dos medicamentos regulares, ainda investimos alto para atender as demandas judiciais de casos de compra de medicamentos que seriam de responsabilidade do Estado e governo federal, mas que o governo municipal tem que atender com recursos próprios. Os números falam por si só. Só para se ter uma ideia, em março de 2020, antes de assumirmos, foram apenas 1.300 atendimentos, muito inferior as cerca de 9 mil pessoas que estamos atendendo em média ao mês", explica o prefeito.
A Farmácia Municipal fica no antigo prédio do Caps, na Avenida das Nações, 520, Centro. O telefone da Farmácia Básica é 3543-8676, e do Estado é 3543-8675. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.