Segue sendo um sucesso o programa Tarifa Zero, uma iniciativa da Prefeitura de Parobé que oferta transporte público gratuito para a comunidade. Em dois meses de funcionamento, serviço que concede gratuidade na passagem de ônibus para a comunidade já soma mais de 45 mil passageiros que utilizaram o serviço. Além disso, quadruplicou o número de passageiros, passando dos cerca de 200 que utilizavam as linhas nos primeiros dias para mais de 800 em dias de grande movimento.
A iniciativa tornou Parobé uma das pioneiras no país a oferecer transporte público gratuito para a sua comunidade. Segundo estimativas, apenas cerca de 20 municípios em todo o Brasil oferecem esse benefício para toda a comunidade.
Ação que tem se tornado um caso de sucesso e atraído para o município gestores de diversas cidades da região que vem conhecer as particularidades da iniciativa que tem beneficiado a indústria, o comércio, o turismo local, mas, principalmente a comunidade e os trabalhadores.
A cidade já recebeu a visita de representantes de Campo Bom, Sapucaia do Sul, Sapiranga, São Sebastião do Caí, entre outros.
A ação também tem sido destaque em todo o país e foi tema no Congresso Nacional, em uma sessão da Câmara dos Deputados, sendo ressaltada no discurso do deputado Pompeo de Mattos. Ainda foi citada em uma sessão do senado, na fala do senador Paulo Paim, sugerindo a criação de uma sessão temática para debater a Tarifa Zero para que a ação possa servir de exemplo e ser implantada em outras cidades do país.
O prefeito de Parobé Diego Picucha ressalta que o impacto que o ônibus com passagem gratuita tem causado no orçamento das famílias, visto que, em média, 17% do salário mínimo de um trabalhador é gasto em transporte, considerando apenas duas passagens por dia, uma de ida e outra de volta para o trabalho.
"O programa ainda está trazendo vários benefícios, não apenas para a população que não paga mais para andar de ônibus, mas também para o crescimento econômico da cidade. O número de passageiros quadruplicou, o que demonstra que as pessoas passaram a circular mais na cidade e a consumir no comércio local. Além disso, o impacto sobre o orçamento dos da família dos trabalhadores faz toda a diferença. Ficamos felizes de sermos referência no país com o Tarifa Zero, mas ainda mais felizes por ver o impacto positivo em nossa comunidade”, afirma Picucha.