A Prefeitura de Parobé informa que a campanha de vacinação contra a COVID-19 tem sido usada por criminosos para aplicar golpes e clonar contas de aplicativos de mensagens como WhatsApp.
Os golpistas, que clonaram o número Vacinação Parobé (51 80452622), estão se identificando como funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e solicitando um código de confirmação enviado por SMS para o celular da pessoa que é alvo da fraude.
O argumento utilizado pelos golpistas é que o código serviria para confirmar o atendimento. Mas, na verdade, esse código de confirmação dá acesso ao WhatsApp da vítima, permitindo aos bandidos ativar o aplicativo de mensagens em outro aparelho celular e clonar a conta. Com isso, eles conseguem se passar pela vítima e pedir empréstimos de dinheiro a parentes e amigos, roubar dados e aplicar outros golpes.
A Secretaria de Saúde ressalta para que o cidadão fique atento e busque informações nos canais oficiais da Prefeitura em relação à vacinação. Caso fique em dúvida, consulte os canais de comunicação oficiais do órgão ou da empresa que teria feito o suposto contato. No caso do WhatsApp, segundo especialistas em segurança digital, é recomendável ativar a verificação em duas etapas nas configurações do aplicativo e nunca compartilhar o código de confirmação que chega via SMS.
O novo número de WhatsApp para tirar dúvidas quanto a vacinação em Parobé é 51 992117399