Uma caminhada em alusão à luta contra a violência com crianças e adolescentes chamou a atenção de quem passou no centro de Parobé na manhã de sábado, 14.
Marcando a abertura da II Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, a ação mobilizou centenas de pessoas, entre membros da rede de proteção, secretarias municipais, conselhos de direito, além da comunidade.
Com cartazes e faixas com mensagem de combate à violência e contendo informações quanto aos canais de denúncia, como o Disque 100, eles percorreram um trajeto ao longo do centro da cidade, saindo e retornando à Praça Primeiro de Maio.
Segundo o prefeito Diego Picucha, dar visibilidade ao tema foi um dos objetivos da caminhada alusiva ao 18 de maio, data instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “A caminhada é uma ação muito importante porque ela chama a atenção da população sobre essa grave questão que é a violência contra a criança e adolescente. Dar visibilidade e manter o assunto sempre em pauta é fundamental para combatermos as violações contra os menores”, aponta o prefeito.
Campanha
Além da caminhada, a programação que acontece entre os dias 14 e 20 de maio compreende ações de conscientização com distribuição de materiais informativos nos semáforos, palestras, bate papo com estudantes e pais, rodas de conversa, plantio simbólico de flor símbolo da campanha, entre muitos outros.
Em caso de violação de direitos, os canais de atendimento são o Disque Denúncia Disque 100 (nacional) ou o Conselho Tutelar 51 991979853.
A campanha institucional é idealizada pela Prefeitura de Parobé, em parceria com o Conselho Tutelar, Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Comdicap, Delegacia, Napia, Creas, Cras, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Brigada Militar e Polícia Civil.
Por que a data 18 de maio?
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
Confira a programação
14/05:
Ação GT(Grupo de trabalho) “Faça Bonito”. Abertura da II Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra crianças e adolescentes. Horário: 10h, na praça 1º de Maio.
- Caminhada de abertura “Faça Bonito”.
- Adesivaço alusivo à campanha “Faça Bonito”.
15/05:
-Mídias do movimento municipal “Faça Bonito” nas redes sociais.
16/05:
- Ação SECTEL: I Bate Papo Circuitos pela Paz. Na Escola Professora Noemy Fay dos Santos, das 8h às 11h. Explanação com Vívian Laube, Facilitadora em comunicação Não Violenta, com Mediação dos técnicos da Rede de Proteção do Município.
-Ação do GT Faça Bonito: Roda de conversa com Equipe do Hospital São Francisco, sobre fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência. Local: Auditório do HSFA, às 15h.
p-Ação PIM, Criança Feliz e PCF: Contando Histórias e Fazendo Bonito, com plantio de mudas com famílias e filhos. Horário: Manhã e tarde.
17/05:
-Ação SMS/NAPIA: Tenda informativa “Faça Bonito”. Local: Praça 1° de Maio. Horário: das 9h às 16h. Ornamentação da “Árvore Faça Bonito”.
-Ação SMS/Napia: Semáforo do Toque. Roda de conversa com pais, crianças e adolescentes. Horário: Manhã e tarde.
-Ação SMAS/CRAS e Serviço de Convivência: Colorindo para fazer bonito. Horário: Manhã e tarde.
- Cinema e Roda de conversa sobre Prevenção.
-Plantio simbólico do canteiro “Faça Bonito” no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
-Ação GT “Faça Bonito” em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Parobé. Horário: 19h.
18/05:
- II Seminário Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes: Escuta Protegida. Local: Câmara de Vereadores de Parobé. Horário: 8h às 12h. Presencial e on-line. Com certificação e transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara de Vereadores.
Palestrantes:
Psicóloga Ana Pincolini; Assistente Social Eliane Barragan; Promotora de Justiça Sabrina Cabrera Batista Botelho; Delegado Gustavo Bermudes Menegazzo da Rocha.
-Participação da SMAS/CREAS no I Fórum Estudantil: “Educando para a Vida, da E. E. Engenheiro Parobé. Local: Barracão Evangélico.
Horário: 15h
19/05:
-Ação SMAS/CREAS: Seminário “Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes”. E.E. Adelina da Cunha. Horário: 8h as 10h.
-Ação do Conselho Tutelar: Semáforo do Toque. Local EMEF Getúlio Dornelles Vargas das 8h às 12h.
20/05:
-Ação do Conselho Tutelar Semáforo do Toque. Local: EMEF Padre Afonso Kist, das 8h às 12h.