Contribuindo para a formação de mão de obra especializada para as indústrias de calçado, seguem em ritmo acelerado as aulas do curso de Costura Industrial promovido pela Prefeitura de Parobé, por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, com o apoio do Sindicato dos Sapateiros de Parobé.
Durante o curso, que ocorre no Sindicato dos Sapateiros, os alunos aprendem manejo de máquinas, técnicas em acabamento em costura, entre outras.
Curso que vem transformando a realidade de muitos parobeenses e abrindo possibilidades de empregabilidade em diversas indústrias locais. Como para Tatiana Vargas Romano da Rosa, que participa da qualificação. “Trabalhei por 22 anos em uma fábrica de calçados como revisora e quero experimentar essa nova experiência de ser costureira. Estou aprendendo muito e está sendo muito bom para mim esse curso. Nesse momento estou desempregada e sei que esse curso vai ser importante para abrir novas portas para mim”, afirma a aluna.
Para a realização do curso, o Sindicato dos Sapateiros cedeu o espaço e as máquinas. Já a Prefeitura forneceu o instrutor. O curso, que conta com duas turmas, cada uma com oito alunos, é inteiramente gratuito para os participantes.
Segundo o prefeito Diego Picucha, o intuito é promover a empregabilidade e estimular a economia local. “Esse curso foi planejado pensando em uma das necessidades das empresas de nossa indústria calçadista, que têm buscado profissionais para trabalhar na área de costura. É uma oportunidade para quem deseja aperfeiçoar conhecimentos ou aprender um novo ofício”, ressalta o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago Vargas, explica que o treinamento aborda conteúdos práticos essenciais para o exercício da profissão. “São aulas totalmente práticas, qualificando os cidadãos para operar máquinas de costura. Aqueles que fizerem o curso sairão prontos para o mercado de trabalho, com possibilidade de contratação imediata”, destaca o secretário.