A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) de Parobé, por meio do Departamento de Cultura, proporcionou no último dia 31 de março, a palestra: Conhecendo minha cidade: Parobé, uma história a ser vivida, ministrada pela professora de história Eloísa Elena da Silva.
Participaram do encontro um representante multiplicador de cada escola. Durante o encontro, realizado no auditório da Sectel, foram desenvolvidos os assuntos relacionados à história do município, como os primeiros habitantes; fauna, Flora, hidrografia, relevo e clima; sesmaria; chegada do trem e desenvolvimento; movimento emancipacionista: plebiscito, eleição, primeiro prefeito, chegada dos migrantes, Parobé hoje: economia e turismo.
Os assuntos, que agora estão sendo trabalhados nas escolas, farão parte de uma importante exposição em comemoração aos 40 anos do município. O evento ocorrerá na Rua Coberta da Praça Primeiro de Maio do dia 2 a 6 de maio.
De acordo com o diretor de Cultura Lucas Fernandes, o projeto busca favorecer momentos de resgate da história, bem como ampliar o conhecimento dos alunos sobre as características gerais do município de Parobé. "Esse é um projeto interdisciplinar que promove o conhecimento da história local e faz com que professores e alunos se tornem agentes multiplicadores, despertando na comunidade o sentimento de valorização e de proteção da nossa identidade”, destaca Fernandes.