51 995313069

NO AR

M´sica Gospel

Com Ailton Araújo

Brasil

Desbravadores distribuem planta que combate o mosquito da dengue

A planta atrai a libélula, inseto predador de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Publicada em 14/03/22 às 18:58h - 122 visualizações

por Rádio Paranhana


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Eduardo Vetter)

Os integrantes do Clube de Desbravadores Baluarte distribuíram gratuitamente sementes da Crotalária na tarde do último sábado, 13/03, para a comunidade do Bairro Jardim em Parobé/RS. A planta atrai a libélula, inseto predador de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

A Crotalária Juncea é uma leguminosa, tipicamente plantada depois de retirada da produção nas lavouras, agindo como cobertura, um tipo de adubação verde, com o intuito também de reduzir nematoides presentes na área. Plantada nos quintais na cidade, cresce e após 100 dias em média, floresce, atrai o inseto voador conhecido como libélula, que coloca seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes, os ovos viram larvas que se alimentam de outras larvas, e se no local tiver larvas do Aedes, elas serão “comidas” pelas larvas da libélula. Além disso, a própria libélula quando adulta se alimenta do mosquito Aedes aegypti.

É importante frisar que o uso da Crotalária não dispensa a responsabilidade de cada morador com o seu quintal e nem do governo local com os espaços públicos de efetuar o combate, ela serve como controle biológico, é uma ajuda importante e ambientalmente adequada.

Sintomas da Dengue

Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

As pessoas também podem ter dores locais: nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos. Tipos de dor: forte nas articulações. Co corpo: febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor. Também é comum: dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea.

Outros materiais também foram distribuídos gratuitamente

Além das sementes da planta, cada morador abordado recebeu gratuitamente exemplares do livro Esperança Além da Crise e diversos folhetos abordando a depressão com dicas de combate, cuidados com a dengue, a importância da água como remédio natural, as consequências do excesso de refrigerante no organismo, entre outros.

 

 

 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 129104
Usuários Online: 5703
Copyright (c) 2024 - Rádio Paranhana
Converse conosco pelo Whatsapp!