A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Taquara lançou nesta sexta-feira (14) uma consulta pública junto à comunidade, para tratar sobre qual unidade de ensino do Município poderá ser contemplada a fazer parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O questionário é voltado aos pais ou responsáveis de alunos matriculados do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental em sete escolas municipais da zona urbana.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira, a consulta pública deve ser respondida por todos os pais ou responsáveis por estudantes que frequentam estas escolas. “Mesmo que eles não tenham o interesse em matricular, ou em participar do programa da Escola Cívico-Militar (Ecim), eles precisam preencher o questionário, pois nele há a opção de não desejar ter seu filho nesta escola”, explica. O formulário está disponível neste link: https://bit.ly/33dZb1o.
Escolas candidatas a receber a Ecim
As sete escolas que poderão receber a Ecim são as seguintes: Theóphilo Sauer (Bairro Petrópolis), Calisto Eolálio Letti (Bairro Fogão Gaúcho), Alípio Alfredo Sperb (Bairro Santa Maria), Lauro Hampe Müller (Bairro Cruzeiro do Sul), Getúlio Vargas (Bairro Eldorado), João Martins Nunes (Bairro Medianeira), e Rosa Elsa Mertins (Bairro Santa Rosa). Carla comenta que também há a possibilidade de que a Escola Cívico-Militar de Taquara seja uma escola nova, de acordo com o total de famílias que demonstrarem interesse em matricular seus filhos.
A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, convida os moradores para que respondam ao questionário. “É importante que a comunidade participe desta consulta pública, para que logo consigamos implantar este projeto pedagógico em nosso Município”, complementa. Os moradores poderão fazer o questionário até a próxima sexta-feira (21), com possibilidade de prorrogação do prazo.
Na segunda-feira (10), Taquara foi uma das cidades anunciadas a receber uma Escola Cívico-Militar. O anúncio foi feito pelo Governo Federal. Segundo a prefeita, a iniciativa de estabelecer uma Ecim no Município veio do Democratas, partido que integra o Governo Municipal, através do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Maurício Souza da Rosa, e do vereador Marcelo Maciel, que defendem a pauta desde 2019.
O programa
O Pecim foi lançado em 2019 pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, e tem como objetivo contribuir com a melhoria da educação básica no Brasil. Em uma Escola Cívico-Militar, os professores e equipe diretiva são profissionais do quadro educacional do Município, como nas demais escolas municipais. A diferença está na formação, para que desenvolvam habilidades descritas nas diretrizes das Ecim.
Há também o apoio e a participação de militares da reserva, que podem ser integrantes das Forças Armadas, Brigada Militar ou Corpo de Bombeiros, que são atuantes em funções que envolvam a gestão educacional, didático-pedagógica e administrativa da escola.