A Prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sectel), lançou na manhã de sexta-feira, 3, dois projetos que serão marcos importantes na área do ensino no município. Pensado para a Educação Infantil, o Projeto Ciranda de Férias, ofertará atendimento às crianças durante as férias escolares. O outro projeto, Pipas, foi desenvolvido para as crianças dos Anos Iniciais, para reforço escolar no processo de alfabetização. Juntos, os dois projetos devem atender quase mil crianças de Parobé.
Durante o lançamento, que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, com a presença da equipe da Sectel, de diretores e de vereadores, o prefeito Diego Picucha destacou que a implementação dos dois projetos faz parte dos constantes investimentos em melhorias que estão sendo feitos na área da educação, seja em novos projetos, na aquisição de equipamentos, na qualificação constante dos profissionais, no aperfeiçoamento do ensino e na melhoria física dos ambientes escolares. “Esses dois projetos vêm auxiliar os pais e as crianças neste período de férias escolares. Além disso, são mais de 5 milhões de reais que serão investidos somente em obras que vão trazer muito mais conforto, segurança, acessibilidade, e melhores condições de aprendizado para os alunos da Rede Municipal de Parobé”, ressalta.
Projeto Ciranda de Férias - Educação Infantil
O projeto Ciranda de Férias é uma ação da Administração Municipal que busca ofertar atendimento às crianças da Educação Infantil - Etapa Creche (4 meses a 3 anos e 11 meses) durante o período de férias das escolas municipais e conveniadas, cujo os responsáveis comprovarem que estão trabalhando neste período, e que não possuem rede de apoio para que as crianças desfrutem das férias no ambiente familiar. O projeto, que será realizado em escolas privadas de Educação Infantil de Parobé, que forem conveniadas para este projeto, deve atender cerca de 400 crianças.
O Projeto da Educação Infantil ocorrerá de 4 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2022. As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua João Mosmann Filho, 303- Centro/Parobé, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2021, no horário das 8h às 18h. Para fazer a inscrição os responsáveis deverão levar: cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de endereço, comprovante que ambos os responsáveis estarão trabalhando no período do projeto (carimbado e assinado pela empresa) e comprovante da escola que está matriculado. A partir da inscrição, será organizada uma lista de interessados que contemplaram os critérios, conforme o dia e horário da realização da inscrição. Caso o número de inscritos for maior que o número de vagas ofertadas, estes ficarão na lista de espera, para preencher as desistências.
Projeto Pipas - Anos Iniciais
A pandemia impactou diretamente na rotina de estudantes de diversas idades. Reiteradas as dificuldades comuns aos que vivenciam os primeiros passos no processo de alfabetização, esse momento foi agravado pelo distanciamento dos profissionais e do ambiente propício à sua realização.
Para dar continuidade ao Projeto Mapeamento e Intervenção das Habilidades Cognitivas e Acadêmicas (MIHCA), já instituído durante o ano, pela Secretaria de Educação, o qual aborda um atendimento interventivo com foco no estímulo aos processos cognitivos superiores (controle inibitório, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e autorregulação emocional) e considerando estas dificuldades de aprendizagem apresentadas, o Departamento de Gestão da Educação Básica da SECTEL, construiu o Projeto de Intervenção Pedagógica para Aprendizagem Significativa - PIPAS, para atender os alunos durante o período de férias.
Sendo assim, o PIPAS, visa o estímulo das habilidades acadêmicas/cognitivas e habilidades socioemocionais de alunos em alfabetização, de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que apresentam defasagem no desenvolvimento das habilidades e competências básicas necessárias para a faixa etária, com atividades voltadas a aprendizagem dos objetos de conhecimento da linguagem, leitura e escrita, do raciocínio lógico, da aritmética e da funcionalidade, além de cultura, esporte e lazer.
O projeto acontecerá em parceria SESC, entre os dias 4 de janeiro e 3 de fevereiro, atendendo até 480 estudantes, sendo que as oficinas acontecerão três vezes por semana em duas escolas pólo para o projeto. A SECTEL está trabalhando na perspectiva de atender parte das demandas apontadas por todas as escolas de ensino fundamental. As informações sobre as inscrições serão repassadas pelas equipes diretivas da escola em que o estudante estiver matriculado, sendo usado como critério atender o público-alvo da proposta.