Com a aproximação do feriado de Finados, na próxima terça-feira, 2 de novembro, a Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, aproveita a data para conscientizar moradores sobre como fazer a colocação correta de flores e plantas em túmulos. O objetivo da iniciativa é evitar que as homenagens feitas nesta data se transformem em focos do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e zika.
Entre as recomendações, estão a de não se colocar água e pratos nos vasos das flores, fazer furos nos recipientes, e retirar as embalagens plásticas ou de papel celofane. Ao citar as dicas, a responsável técnica pela Vigilância Ambiental, Regina Damasceno Rodrigues, lembra que a população dedica o Dia de Finados para visitar os túmulos de parentes e amigos, e acaba deixando flores no local. “Mas quando chove, dependendo do tipo de arranjo, acumula água e se transforma em foco do Aedes aegypti. E por isso apresentamos estas dicas para a comunidade também ajudar no combate ao mosquito”, explica.
Regina completa que o setor de Vigilância Ambiental faz frequentes visitas aos cemitérios para a identificação de focos e coleta de larvas para serem analisadas. “Esses locais são pontos estratégicos por serem criadores preferenciais para o Aedes aegypti. A cada 15 dias, é feita uma vistoria nos túmulos, e é aplicado um larvicida se houver a confirmação de que o mosquito está se criando no local. É um trabalho constante e necessário”, esclarece.