Foi implementado em Taquara o programa de logística reversa de pilhas e baterias portáteis usadas. A iniciativa da Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, busca mobilizar a população a fazer o descarte correto destes objetos, através de pontos de coleta desses resíduos em estabelecimentos comerciais no Município.
Uma das primeiras empresas a aderir ao projeto foi a loja F.H. Comassetto Materiais de Construção. Na quinta-feira passada (21), o empresário Fabrício Comassetto assinou o termo de parceria para a implantação de um ponto de descarte de pilhas e baterias portáteis em seu estabelecimento, em ato com a presença da prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, do secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, Luciano Campana, e da fiscal ambiental da Prefeitura, Dione Gelinger.
Como funciona
A logística reversa de pilhas e baterias é organizada e desenvolvida pela empresa Green Eletron, que busca auxiliar as empresas no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dione conta que a proposta é permitir a criação de um sistema coletivo para operacionalizar a logística reversa para as associadas da Green Eletron. “O setor de Meio Ambiente da Prefeitura será o ponto central que realizará o empacotamento das pilhas e pesagem das caixas, conforme as normas estabelecidas pela Green Eletron. Dessa forma, será realizado o controle do volume de pilhas coletadas a partir dessa parceria”, explica a fiscal.
Quanto ao descarte, a entidade ou loja parceira se responsabiliza por manter o coletor em um local de fácil acesso, para que a população deposite apenas as pilhas e baterias, sem nenhum embrulho ou embalagem junto. Não há nenhum custo para quem disponibilizar seu estabelecimento como ponto de coleta. Podem ser colocadas baterias portáteis, pilhas recarregáveis, pilhas alcalinas e pilhas comuns de zinco e manganês. Porém, não serão recolhidas as baterias de lítio, como por exemplo, as baterias de celulares, que devem ser descartadas em coletores de lixo eletrônico.
Além da loja F.H. Comassetto, neste momento, a comunidade também poderá fazer o descarte destes materiais no prédio da Prefeitura de Taquara, e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Interessados em aderir à iniciativa podem entrar em contato com a Administração através do e-mail meio.ambiente@taquara.rs.gov.br, informando dados da empresa como o nome, CNPJ, endereço e telefone para contato.
Descarte incorreto causa prejuízos ao meio ambiente
Dione alerta para a importância de se fazer o descarte correto de pilhas e baterias, pois, se feito de forma inadequada, pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana. “Este risco é especialmente maior quando se trata de pilhas fabricadas por empresas não idôneas, que as comercializam fora dos padrões previstos nas normas técnicas. O papel do consumidor é sempre preferir comprar pilhas fabricadas por empresas responsáveis e que cumprem a legislação”, avalia.