O vice-prefeito e secretário de Assistência Social Alex Bora e o e presidente da Câmara de Vereadores Marcos Friedrich participaram na Assembleia Legislativa na quarta-feira, 13, do ato de instalação da Frente Parlamentar que apoia a criação do Hospital Regional Federal Vale do Sinos, Paranhana e Serra. A solenidade foi realizada no Teatro Dante Barone.
O objetivo é reunir esforços de diferentes esferas em busca de recursos para a construção e custeio do hospital, que deve atender mais de um milhão de pessoas nas três regiões. A proposta dos municípios é que a instituição atenda os casos de média e alta complexidade e que seja um hospital escola mantido pela União. Outro objetivo da Frente é discutir a realizar estudos para fazer um diagnóstico dos problemas na área da saúde nessas regiões.
Segundo o prefeito Diego Picucha, esse centro regional iria facilitar o atendimento a comunidade, diminuindo e, em muitos casos, eliminando a necessidade de deslocamentos para grandes centros como Porto Alegre ou Canoas para esses atendimentos especializados, como ocorre hoje em dia. “Defendemos a construção de uma instituição de saúde referência para os municípios e que atenda a região para casos de média e alta complexidade, desvinculando as cidades dos atendimentos realizados em outras cidades. Regionalizar a saúde oferece condições de promover ainda mais qualidade de atendimento à população, para que a comunidade não precise se deslocar para a região central em busca de certos atendimentos”, destaca o prefeito.