Estudos mostram que a prática de xadrez traz significativas melhoras, tais como: imaginação, memória, concentração e inteligência.
Pensando nisso, a Prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, promoveu nesta quinta-feira à tarde o evento Os Tabuleiros Invadem a Rua Coberta.
A ação, que ocorreu na Praça 1º de Maio, reuniu cerca de 50 estudantes, de 14 escolas municipais, interessados na prática do xadrez, nesse jogo que é pura diversão intelectual.
Segundo a secretária de Educação Joana D’Arc Witmann, a iniciativa faz parte do movimento de retomada do xadrez na rede municipal de ensino, que já envolve 18 escolas municipais. "Estamos promovendo oficinas de xadrez para os professores, tanto para os iniciantes, bem como para aqueles que já trabalham com o xadrez nas escolas. Além disso, estamos adquirindo novos tabuleiros para as escolas que serão utilizadas durante a prática nas aulas e em futuras competições entre as unidades escolares para incentivar esta prática", destaca a secretária.
"Com esse projeto de xadrez, os estudantes podem desenvolver a inteligência, o autocontrole, a paciência, os valores comportamentais e evoluir no rendimento escolar. E também nos abre a possibilidade de criarmos torneios e estimular o avanço nessa modalidade", pondera o prefeito Diego Picucha, que acompanhou a atividade nesta quinta-feira à tarde.