Na tarde desta quarta-feira (15) os vereadores Gilberto Gomes (Republicanos) e Marquinhos Friedrich (PDT), presidente do Legislativo, estiveram em reunião com a secretária municipal Joana D’arc para alinhar o andamento de ações na área da Educação. O encontro teve como pauta os projetos Vereador Mirim, Educador Nota 10 e o contraturno escolar.
Ficou definido, em consenso entre os vereadores e a secretária, que ocorrerão alterações na legislação que baliza o projeto escolar Vereador Mirim. O texto será modificado considerando a realidade atual, já que ele foi criado em meados de 2005. A ideia de envolver os alunos da rede pública em práticas legislativas será colocada em prática a partir do próximo ano, e ocorrerá entre os meses de junho e setembro.
Conforme definição prévia, cada escola municipal elegerá um representante, seu “vereador”, e estes tomarão posse de seus “mandatos” em cerimônia a ser realizada na Câmara de Vereadores. O objetivo é levar aos estudantes o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo, suas atribuições e competências, além de despertar o espírito de liderança e cidadania.
Educador Nota 10
Em relação ao reconhecimento concedido anualmente a profissionais de educação, ficou definido que também ocorrerão atualizações. Conforme a secretária Joana D’arc, é importante estipular critérios técnicos para que a escolha seja a mais isenta possível, levando sentimento de valorização aos professores.
Educação infantil
A secretária aproveitou a ocasião para explicar o esforço que tem sido feito pela pasta para reduzir a fila de espera na educação infantil. Ela destacou que algumas famílias optaram por continuar com a educação à distância, e que, em alguns casos, as vagas presenciais estão sendo preenchidas por quem estava na fila. “Frisamos que as escolas estão dentro do limite de ocupação permitido e que as vagas de quem optou pelo ensino remoto estão asseguradas para o próximo ano. É uma reestruturação para poder atender os pedidos do berçário”, disse.
Outro tema que foi trazido pelo presidente Marquinhos Friedrich (PDT) foi o contraturno escolar. A previsão é de que tenha início a partir de fevereiro do próximo ano.
Também participaram da reunião as servidoras da Educação Aline Pereira, Silvia Duarte e Raquel Mello; a assessora parlamentar Bruna Tailini e o diretor geral da Câmara Alexandre Boes.