Na manhã de terça-feira (24), o vereador Gilberto Gomes (Republicanos) participou junto com o Presidente da Associação Parobeense dos Deficientes Físicos (APODEF), Darlei Freese, da abertura da XXVII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul, no palácio Piratini. Na ocasião, o governador Eduardo Leite entregou aos representantes da Assembleia Legislativa o projeto de Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão (Legai). O texto foi elaborado em parceria com as entidades que atendem pessoas com deficiência e adapta à realidade do Rio Grande do Sul o que consta na Lei Brasileira de Inclusão. Caso aprovada, será o primeiro Estado brasileiro a ter uma lei própria de acessibilidade e inclusão.
Além da programação estadual, a Faders também promoverá duas atividades. O Desafie-se, competição virtual que estimula a prática de atividades físicas, e o Drive Thru Trajeto Solidário, que no dia 26 de agosto, em frente ao Palácio Piratini, receberá donativos que serão revertidos para três entidades de amparo a pessoas com deficiência.
O presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, destacou que a expectativa da Faders é de que a Legai possa ser aprovada e sancionada ainda neste ano. De acordo com a secretária de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, a Legai vem para reforçar o entendimento da sociedade sobre o que é acessibilidade e inclusão.