Com o objetivo de valorizar as iniciativas sociais públicas e privadas de inclusão, estímulo à preservação da dignidade humana, efetivação dos direitos humanos e do acesso à Justiça, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) lançou na última terça-feira (13) o Selo de Engajamento Social (SENSO).
A ideia é reconhecer ações, projetos, programas ou políticas de inclusão e promoção de direitos humanos e diversidade desenvolvidas em conjunto com a DPE. Poderão ser agraciadas com o SENSO as empresas privadas, empresas públicas e de economia mista, órgãos públicos, organizações do terceiro setor e grupos de organizações.
“A Defensoria Pública, enquanto órgão público, tem que se relacionar com toda a sociedade e premiar essas boas ações dos entes privados, que são inúmeras, principalmente aquelas que se referem a investimento e valorização da área cultural, social e humana. A intenção do selo é agregar o público e o privado para trazer grandes ganhos à sociedade, que é quem representamos”, afirmou o Defensor Público-Geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira.
Na avaliação para concessão do selo serão analisados aspectos como a apresentação coesa da iniciativa de forma estruturada, o potencial de replicabilidade para outros públicos e outros contextos ou organizações, a possibilidade de participação e contribuição do público-alvo, o engajamento da organização e de diversos atores desta e os resultados. Para cada aspecto será atribuída uma nota de zero a dois, sendo concedido o SENSO às iniciativas que obtiverem nota global igual ou superior a sete.
Segundo a defensora pública de Carazinho e uma das idealizadoras do projeto, Daniele da Costa Lima, o selo vai oportunizar maior visibilidade e ampliação dos projetos institucionais, mas também vai conferir a confiabilidade e seriedade da Defensoria Pública aos projetos de outras organizações. “Por meio do selo, mostraremos que estamos atentos, que somos efetivos, além de trazermos a nossa marca aos olhos da sociedade. Ele indica que estamos ampliando território na busca por inclusão e redução das desigualdades”, disse.
As instituições agraciadas com o SENSO receberão um certificado, no qual constará a licença para uso da logomarca, que poderá ser agregada aos seus produtos e serviços. As iniciativas também serão divulgadas nos canais de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Os interessados em apresentar seus projetos ou de outras instituições, podem enviar os dados para o e-mail gabinete@defensoria.rs.def.br.
Confira a Resolução DPGE nº 19/2021, que instituiu o selo e suas regras, neste link.