O prefeito de Parobé Diego Picucha esteve em uma agenda de compromissos em Porto Alegre na tarde de terça-feira, 29, tratando de assuntos de interesse do município junto a autoridades do Governo do Estado no Centro Administrativo Fernando Ferrari.
Acompanharam o prefeito o secretário de Governo, Felippe Vinicius, a secretária de Planejamento, Josiane da Rosa e o assessor da Secretaria de Planejamento Richard Ferreira.
Mais segurança
Em sua primeira agenda, Picucha esteve reunido com o vice-governador e secretário de segurança do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior, acompanhado do Gestor Institucional do Gabinete do Vice-governador, Juarez Hampel. Na oportunidade, o prefeito de Parobé pleiteou junto ao Estado a possibilidade de investimentos em segurança na cidade, como a ampliação do número de câmeras de vídeo monitoramento sob a responsabilidade da BM da cidade, assim como ampliação do efetivo de segurança no município (dos efetivos da Polícia Civil e da Brigada Militar).
Picucha agradeceu ao vice-governador a atenção e colocou a Administração Municipal à disposição para firmar novas parcerias a fim de garantir a segurança e qualidade de vida da comunidade parobeense. “A reunião contemplou os assuntos de interesse da nossa cidade e o gabinete do vice-governador Ranolfo se comprometeu a estudar as possibilidade destas melhorias. De nossa parte, vamos seguir cobrando e acompanhando o cumprimento destas solicitações, seguindo ainda com nosso trabalho constante de apoio e parceria com a BM de nossa cidade”, destaca o prefeito de Parobé.
Investimento em pavimentação
Já a segunda agenda, com o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, foram tratadas projetos como o Negocia RS (que tem como objetivo a quitação total ou parcial de débitos de saúde do Estado do Rio Grande do Sul com municípios através pagamento com bens imóveis) e o Pavimenta RS (programa que destina recursos para financiar projetos de municípios de infraestrutura viária).
Pleito sobre localização do pedágio
Outra pauta tratada por Picucha, que também é presidente da Ampara, foi sobre a possibilidade de instalarem uma praça de pedágio em Parobé, na ERS-239. Foi encaminhada ao Governo do Estado uma alternativa que foi formatada pelos seis prefeitos integrantes da Ampara para que, ao invés do pedágio ser instalado em Parobé, o mesmo seja implantado no KM-50, em Riozinho.
Da mesma forma, o documento solicita que seja feita a manutenção do pedágio no local atual, em Campo Bom, no KM-20, sem a sua transferência. O documento foi redigido e assinado pelos seis prefeitos integrantes da Ampara: Diego Picucha (Parobé), Leandro Horlle (Igrejinha), Alcindo Azevedo (Três Coroas), Pedro Rippel (Rolante), Marquinhos Pretto (Riozinho) e Sirlei Silveira (Taquara).
Segundo Picucha, é do entendimento dos prefeitos que a nova praça de pedágio é algo necessário para a continuidade da ERS-239, ligando o Município de Riozinho com Maquiné, assim como a região do Vale do Paranhana, Vale dos Sinos e toda a região metropolitana. “O pedágio seria uma contrapartida para investimentos na pavimentação deste trecho da RS-239, entre Riozinho e Maquiné. Atualmente, são 34,7 quilômetros de chão batido. Em uma rápida análise, a pavimentação do trecho de Riozinho da RS-239 não necessitaria de desapropriações, sendo que a estrada já existe, faltando apenas à pavimentação da mesma”, ressalta.