Em nome da coordenadora Vilma Sant’Ana Bastos e sua equipe: Marina de Araújo Pacheco e Marcio Alexandre de Oliveira, os integrantes do CRAM relatam as parcerias conquistadas nestes 7 meses de atuação no Setor.
A data de 08/03/2021 foi escolhida para este relato, por ser o “Dia Internacional da Mulher”, mas que, em função da Pandemia, não há possibilidade da realização de eventos para comemorar está data tão especial que marca a luta histórica das mulheres por seus direitos profissionais e pessoais.
O CRAM é vinculado ao Gabinete do Prefeito, mas está situado no espaço da Assistência Social e conta com a Assessoria Direta do vice-prefeito e secretário de Assistência Social Alex Luis de Souza.
Na primeira semana de março, a coordenadora Vilma Sant’Ana Bastos esteve reunida com a coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança Gemanir Fatima Polita, que já vinha apoiando as demandas do CRAM e sinalizando os casos de violência que chegam ao Setor dela. A reunião se deu para ampliar a parceria que permite maior apoio às Mulheres vítimas de violência de nossa cidade.
O assunto abordado nesta reunião está relacionado a Lei 9263 de Janeiro de 1996 que regulamenta o § 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do Planejamento Familiar e determina que, para o seu exercício, devem ser oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitos, que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantida a liberdade de opção.
Conforme relato da enfermeira a frente da Saúde da mulher, Gemanir Fatima Polita, entre os métodos contraceptivos distribuídos no município de Parobé, o dispositivo intrauterino (DIU de cobre) vem contribuindo muito para planejamento familiar. O DIU de cobre faz parte da classe dos métodos reversíveis de longa duração, conferindo à mulher a possibilidade de controle de natalidade. Este é um método altamente seguro e eficaz, podendo ser uma alternativa também para aquelas que não podem utilizar métodos hormonais. Pode ser usado por mulheres de qualquer idade, possuindo ou não filhos, conforme avaliação médica. Iniciamos as inserções de DIU no dia 01/06/20 onde até o momento implantamos 140 DIUs.
A coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, Vilma Sant’Ana Bastos ressalta ainda a importância de poder contar com o apoio da Equipe da Saúde da Mulher em especial,da coordenadora Gemanir, com os coordenadores das UBSs de nossa cidade, em especial o coordenador Guilherme Piton Martins, da UBS Nova Parobé e a Coordenadora Marcia Chagas, da UBS Cohab.
Também destaca a parceria com o CAPS em nome da coordenadora Marili Bitencourt, do CREAS, CRAS e NAPIA bem como, a coordenadora da Farmácia Básica Municipal, Lidiane Guth. “Um trabalho de qualidade se faz com parceiros de qualidade e para nosso Setor é uma alegria ter tantos profissionais que presam pelo bem das pessoas que buscam os serviços de nosso Município”, destaca Vilma.
A Administração Publica Municipal parabeniza todas as Mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher e coloca todos os serviços à disposição da comunidade.