Foi um sucesso a 15ª Festa da Melancia de Parobé. O evento, que ocorreu de 15 a 24 de janeiro na Rua Coberta da Praça Primeiro de Maio, teve como objetivo fomentar a economia local com a comercialização de produtos advindos da agricultura familiar, valorizando as potencialidades locais, incentivando e apoiando a geração de renda e a expansão dos negócios nas pequenas propriedades rurais do município.
Quinze produtores locais comercializaram, além da melancia e seus derivados, produtos coloniais como milho verde, sucos, caldo de cana, pastéis, orquídeas, entre outros. A Festa foi promovida pela Associação dos Produtores Rurais e Piscicultores de Parobé (APROP), com apoio da Prefeitura de Parobé e da Emater.
Segundo o prefeito Diego Picucha, o objetivo da feira foi dar destaque à produção da agricultura familiar. “Estamos trabalhando em prol da melhoria da vida de homens e mulheres que sobrevivem do campo. A pandemia trouxe novos desafios a essas pessoas, e essa feira foi uma oportunidade de incentivarmos a melhoria da renda e o incremento da economia local. A realização só foi possível depois que a Prefeitura, a APROP e os produtores rurais, definiram o cumprimento de diversas normas de segurança para proteger a saúde dos agricultores e da comunidade em função da pandemia de coronavírus", destaca o prefeito.
"A feira foi essencial, visto as perdas que os produtores tiveram em frente a essa pandemia que eles enfrentam desde o ano passado. Essa feira é fundamental para ajudar na subsistência dessas famílias", reforça o coordenador da Diretoria de Agricultura, Marcos Jatzkowski dos Santos.