A Secretaria Municipal de Saúde de Parobé foi uma das instituições a receber da Secretaria Estadual da Saúde (SES), por intermédio do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), um certificado de fidelidade entregue a pessoas e instituições que, mesmo durante a pandemia de coronavírus, não deixaram de doar sangue.
A homenagem é pelo ato voluntário de motivação e captação de doadores, já que a Prefeitura de Parobé tem incentivado e promovido essa ação desde maio, em uma Campanha Permanente de Doação de Sangue e de cadastro de Doadores de Medula Óssea.
Até agora, já são mais de 350 pessoas cadastradas, que fizeram mais de 200 doações de sangue que abastecem os estoques do Estado e que também são destinados ao Hospital São Francisco de Assis. Só no último sábado, dia 28, cerca de 80 pessoas foram transportadas de Parobé até o Hemocentro para esse gesto de amor ao próximo.
Como funciona
A Prefeitura fornece transporte para que os voluntários façam esse gesto de solidariedade que ocorre a cada duas semanas, as sextas-feiras, tendo todos os cuidados necessários em função da pandemia.
Os voluntários são transportados até o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde podem fazer a doação de sangue e ainda se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
Os mutirões de doação fazem parte de uma iniciativa da Secretaria de Saúde, que cadastra e transporta os voluntários.
Para participar, basta entrar em contato com o Whatsapp do Gabinete da Prefeitura de Parobé, no número 51 9265-8679, fornecendo nome e número de um documento de identidade. A Prefeitura entrará em contato para divulgar a data e horário do transporte e verificar a disponibilidade de participação dos doadores cadastrados.