Na manhã desta quarta-feira, 12, a Prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria de Assistência Social, reuniu várias instituições para debater ações de proteção a crianças e adolescentes. O prefeito Diego Picucha e o vice-prefeito Alex Bora se reuniram com representantes da Assistência Social, Cram, Creas, Conselho Tutelar e Polícia Cívil.
Estiveram em pauta ações que promovem uma melhor integração e união de forças entre as entidades, para ajudar a trabalhar a proteção das crianças e adolescentes, além da conscientização sobre tipos de violência e a divulgação das ferramentas de denúncia.
Segundo o prefeito Diego Picucha, a violência sexual, física, psicológica, trabalho infanto-juvenil precisam ser combatidos. "Todo o trabalho da Prefeitura está no sentido de fortalecimento dessa rede de proteção”, destaca.
Para a coordenadora do Creas, Cláudia de Cristo, o encontro foi um passo muito importante no aperfeiçoamento dessa rede de proteção. “Essa articulação é fundamental para que possamos ter uma proteção mais efetiva de nossas crianças e adolescentes, estabelecendo estratégias conforme a Lei 13.431/2017, que preconiza a escuta protegida para criança ou adolescente vítima de violência”, destacou.
Como denunciar
Quando identificada a violência, a principal ferramenta é o Disque 100. Basta ligar, fazer a denúncia, que é anônima, gratuita, e o Conselho Tutelar realizará as próximas ações precisas para a proteção do menor. Denúncias também podem ser feitas para a Brigada Militar, pelo telefone 190.
Apoio