A Prefeitura de Parobé implantou essa semana um centro para promover testes para Covid-19 em pessoas com sintomas de síndrome respiratória. A estratégia é identificar, principalmente em fase inicial, os casos relacionados ao novo coronavírus. O Centro de Testagem para Covid-19 (CTC) está funcionando no Parque do Festejando (Rua 28 de março, 304, bairro Palmeiras) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O CTC faz testes para pacientes encaminhados pelo Hospital São Francisco de Assis, tantos os com suspeitas de Covid-19, bem como os que tiveram contato com casos de pessoas positivadas de coronavírus, seja no trabalho ou no domicílio. Após o encaminhamento do hospital, os testes são agendados por telefone pela Secretaria de Saúde.
A Secretaria de Saúde ainda faz exames a domicílio para pacientes idosos ou pessoas acamadas. A Prefeitura conta com uma equipe de monitoramento dos casos de Covid-19 que trabalha todos os dias da semana, das 8h às 20h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 99211-7399.
Importante: Testes para pacientes com sintomas respiratórios (febre, dificuldade respiratória, tosse, dor de garganta e dores no corpo), entre o 3º e 7º dias do surgimento dos sintomas, continuam sendo feitos no Hospital São Francisco de Assis.
Segundo o prefeito Diego Picucha, o CTC vem dar suporte para a rede de Saúde municipal e facilitar o diagnóstico precoce da doença. “A ideia é agilizar o atendimento de testes para casos suspeitos de Covid-19, inclusive com a prescrição do kit de medicamentos que o município está disponibilizando, conforme orientação médica. Importante ressaltar que as pessoas devem receber o encaminhamento do hospital e só são atendidas no Centro de Testagem conforme o agendamento da Secretaria de Saúde que é feito por telefone”.
Atendimento pediátrico
Para desafogar os atendimentos do hospital, a Secretaria de Saúde implantou ainda um serviço específico de atendimento pediátrico para crianças com sintomas gripais, de 0 a 12 anos de idade, junto a UBS Central. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Apoio