O atendimento humanizado e os investimentos no combate à violência doméstica são algumas das frentes de trabalho da Câmara de Vereadores de Parobé nos últimos anos. Na tarde de ontem (26), a presidente do Legislativo Maria Eliane Nunes (MDB), esteve reunida com o delegado de Polícia Civil Gustavo Menegazzo da Rocha.
O objetivo da visita foi entregar formalmente o pedido da abertura de uma sala especial para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no município. “Sabemos que o número de casos aumentou consideravelmente nos últimos meses em decorrência do distanciamento social. Muitas mulheres estão em suas residências sofrendo caladas diariamente”, comentou Maria Eliane.
No requerimento entregue ao delegado, a presidente coloca o legislativo à disposição de todo e qualquer auxílio para a instalação do espaço destinado ao acolhimento destas mulheres. “Já é difícil uma mulher fazer a denúncia, por isso é necessário que este espaço seja acolhedor e com todo o suporte necessário para ajudá-la”, salienta a chefe do Legislativo.
Conforme o delegado, já existe o planejamento da implementação do setor exclusivo para este atendimento. “Nós estamos buscando parcerias para que seja possível a criação deste espaço. Inclusive estamos reportando à chefia de Polícia Civil do Estado o que estamos fazendo para criar este serviço aqui na delegacia do município”, explicou da Rocha.
O espaço chamado “Sala das Margaridas” deverá receber individualmente as denunciantes. “É horrível a pessoa estar no mesmo ambiente em que estão diversas outras pessoas. Causa um constrangimento, então esta sala tem a finalidade de atender de forma direcionada, com profissionais que tenham perfil para isto”, comentou o delegado.
Segundo a presidente da Câmara, a mesa diretora vai estudar a possibilidade de realizar uma devolução de recursos direcionados ao Conselho Pró Segurança Pública do município (Consepro), a fim de ajudar no custeio dos serviços para a implementação do espaço.
Apoio