Foi registrado na noite de quinta-feira, 21, o segundo caso de coronavírus em Parobé. Trata-se da esposa do senhor de 54 anos que foi o primeiro caso do município. A mulher, de 45 anos, encontrava-se em isolamento domiciliar com o esposo e apresentou sintomas ontem, sendo levada pela equipe da Secretaria de Saúde para atendimento no Hospital São Francisco de Assis, onde positivou no teste rápido para Covid-19. Ela se encontra em casa e medicada, em estado estável, em isolamento e aguardando o resultado do exame de contraprova do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).
O primeiro caso do município foi de um caminhoneiro, que estava em viagem a São Paulo recentemente e que foi confirmado pelo resultado do exame que saiu na terça-feira, 19. Ele e o restante dos familiares cumprem medidas de isolamento domiciliar e prosseguem assintomáticos e sendo constantemente monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito de Parobé Diego Picucha faz novo apelo para que a população redobre os cuidados e reforce medidas de prevenção contra o vírus. “Nós temos que redobrar os cuidados necessários, porque agora temos o segundo caso da cidade, sendo ainda uma transmissão comunitária, isto é: entre moradores do município. Como já destaquei no primeiro caso, não estamos querendo criar pânico, mas estamos preocupados e é preciso que todos se preocupem, porque é uma guerra em que o inimigo é invisível. E a única defesa que temos, o escudo que nos protege é o distanciamento social e os cuidados com a saúde, principalmente quando temos de sair de casa, como uso de máscara e higienização constante das mãos”, define o prefeito.
O boletim epidemiológico desta sexta-feira, 22, informa que no momento não há mais pacientes aguardando exame, 135 casos monitorados a domicílio, 37 casos descartados por exames e 306 liberados após monitoramento.
Apoio