A Prefeitura de Parobé irá apoiar a criação de uma associação para os surdos de Parobé, uma entidade que terá como finalidade incentivar a integração e a socialização dos surdos na comunidade. Foi o que garantiram o prefeito Diego Picucha e o vice-prefeito Alex Bora em reunião realizada na manhã de quinta-feira, 21, com uma comitiva formada por cerca de 10 surdos da cidade e da região, acompanhados de duas interpretes voluntárias (Franciele Venzke e Miriam Matana), que trouxeram ao chefe do executivo a solicitação de auxílio para a criação da Associação dos Surdos de Parobé (Assup).
Outra solicitação foi a da implantação de uma Central de Interpretação de Libras (CIL) na cidade, uma unidade de atendimento às pessoas com deficiência auditiva na tradução e interpretação que auxilia no acesso a serviços públicos e informações diversas.
O prefeito elogiou a iniciativa do grupo irá procurar formas de atender essas reivindicações. "A criação da Associação de Surdos pode auxiliar na oferta de qualidade de vida à Comunidade Surda através da busca por seus direitos, a oferta de cursos e iniciativas para inserção no mercado de trabalho, promovendo assim a integração social desta parcela da sociedade que merece respeito e nós somos parceiros nessa iniciativa. Da mesma forma, vamos interceder junto ao Governo do Estado para ver de que forma podemos disponibilizar uma Central de Interpretação de Libras”, explica Picucha.
A interprete Franciele Venzke avaliou positivamente esse primeiro contato. “Fomos muito bem acolhidos e já saímos com a garantia que a Prefeitura irá encaminhar nossas demandas. São ações que podem auxiliar em muito a comunidade de surdos de Parobé”, comemora. A intérprete pede que surdos de Parobé e familiares entrem em contato pelo telefone/whatsapp 981614736 para futuros contatos com a associação.
Apoio