Parobé dá mais um importante passo na melhoria da assistência aos usuários da atenção básica em saúde com a implantação do “Saúde na Hora”, programa do Ministério da Saúde (MS), que oferece um horário de funcionamento estendido para unidades de saúde. Em Parobé, o programa foi implantado na UBS Jardim que, desde segunda-feira, 4, conta com o horário estendido todos os dias, de segunda à sexta-feira, funcionando das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia.
O programa aumenta em 3 horas diárias o atendimento na UBS Jardim, que encerrava o expediente as 17h. O investimento para manter o programa será de cerca de R$ 30 mil mensais, entre recursos federais e do município.
De acordo com o prefeito Diego Picucha, a implantação do programa reforça o compromisso da Prefeitura em oferecer aos usuários da rede uma assistência cada vez mais resolutiva e, assim, evitar que casos que podem ser resolvidos na unidade cheguem ao Hospital. "Fortalecemos assim, ainda mais, os nossos serviços de saúde da Atenção Primária, que é a porta de entrada para resolver os principais problemas de saúde da população. Aliado aos demais programas e serviços que estão sendo retomados e ampliados no Município, colaboramos com a melhoria da qualidade de vida da população”, destaca o prefeito.
Implantação do Saúde do Trabalhador
Além do Saúde na Hora, a partir de maio, a Prefeitura de Parobé também implanta o Saúde do Trabalhador, para que os serviços de atendimento estendidos em unidades municipais de saúde sejam usufruídos por pessoas que não conseguem acessar o atendimento em horário normal, em especial trabalhadores.
Nove serviços da Secretaria de Saúde funcionarão em horário ampliado uma quarta-feira por mês, com o funcionamento intercalado, contando com o Saúde do Trabalhador com atendimento estendido até as 20h nestes dias. As UBSs fecham na sexta-feira da semana em que oferecem o Horário do Trabalhador. (confira tabela abaixo)
1ª Semana do mês: UBSs Vila Nova e Cohab
2ª Semana do mês: UBSs Laranjeiras e Nova Parobé
3ª Semana do mês: UBS Central e Pró-Mamãe
4ª Semana do mês: Caps, Farmácia Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.
Apoio