O Ministério da Saúde, confirmou neste sábado, que existem 1.128 mil casos de Covid-19 em todo o território nacional. Apenas o estado de Roraima não contabiliza nenhum caso deo novo coronavírus no Brasil. Até agora, 18 pessoas já morreram por complicações provocadas pela doença. São três mortes no Rio de Janeiro e outras 15 no estado de São Paulo.
Os dois estados também concentram a maior parte dos casos de Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, há 119 casos confirmados nas cidades fluminenses e 459 no território paulista. O Distrito Federal contabiliza 100 casos da doença.
Durante a coletiva, o secretário Wanderson Oliveira afirmou que o número de pessoas contaminadas pelo vírus é maior do que o Ministério da Saúde consegue contabilizar. "O volume de casos assintomáticos chega a 80%. Temos muito mais gente com coronavírus circulando", explicou. Na mesma linha, o Secretário-executivo, João Gabbardo, disse que é muito cedo medir o impacto do coronavírus no Brasil: "O numero de casos não representa a realidade da doença. Estamos ainda na curva do vírus." Em relação a outros países que também enfrentam a pandemia, Gabbardo disse que a realidade do Brasil está mais próxima a da Alemanha, o que ele considera o "ideal". "Estamos um pouco acima da Alemanha, abaixo da Itália e muito distante da Coreia", apontou.
Mais cedo, o secretário estadual de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, informou que seis mortes foram registradas de sexta pra sábado: quatro mulheres e dois homens. Destes, cinco são idosos. O outro é um homem de 49 anos que tinha tuberculose. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, por sua vez, confirmou a terceira morte por novo coronavírus no estado. Segundo as autoridades, o caso é de um idoso que morava em Petrópolis, na Região Serrana.
Conforme dados oficiais do Ministério da Saúde, atualizados até 17h deste sábado, o Rio Grande do Sul possui 60 casos confirmados do vírus. Mais cedo, a Secretaria Estadual de Saúde notificou que o estado possui 61 pacientes com testes positivos para Covid-19.
Apoio