No final da manhã desta quarta-feira (06), na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, foi lançada a 4ª edição do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil - em Prosa, Verso e Imagem. O conteúdo resulta da criação de jovens aprendizes, por intermédio de entidades formadoras de aprendizagem profissional do Rio Grande do Sul. Aproximadamente 250 pessoas, a maioria alunos dos cursos, inclusive do Interior, prestigiaram a cerimônia na Praça de Autógrafos, instalada na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital. A promoção foi da SRT-RS, do Fepeti-RS e do Fogap.
O projeto visa à participação de adolescentes e jovens de até 24 anos de idade, incluindo pessoas com deficiência (PCDs), na criação de histórias e imagens de reflexão, originadas pelo tema central. A publicação foi bancada com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O prefácio foi escrito pela representante do MPT na coordenação colegiada do Fepeti, procuradora regional Silvana Ribeiro Martins.
No início da cerimônia, a procuradora Silvana também foi a responsável pela abertura do pacote com os livros a serem distribuídos e autografados. Os trabalhos publicados foram classificados no concurso realizado em instituições formadoras de aprendizagem: SENAC, Senat, Colégio Teutônia, Setrem, Acompar, Centro de Educação Profissional São João Calábria, CIEE-RS, Espro, Instituto Crescer Legal, Isbet, Irmãs Murialdinas de São José, Pequena Casa da Criança, Projeto Pescar, Instituto Pestalozzi, Acadef, Renapsi e Associação Reviver.
A iniciativa tem coordenação geral da auditora-fiscal do Trabalho Denise Natalina Brambilla González (coordenadora de Aprendizagem da SRT); coordenação do projeto literário (prosa e verso) da escritora, poetisa e declamadora Maria Elsi Prestes Jacques (representante dos Correios no Fogap) e coordenação do projeto imagem de João da Luz (coordenador regional do Fogap). O texto da orelha do livro é da coordenadora de Gestão de Pessoas dos Correios, Sonia Teresinha Cezimbra Mengue.
A apresentação do evento foi do representante da Prefeitura Municipal de Parobé no Fogap, Geraldo Antônio Both. Também participaram do ato a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Fepeti, Gessi Dorneles, o secretário-adjunto municipal de Relações Institucionais (SMRI), Filipe Tisbierek, a gerente executiva da Universidade Corporativa do Banrisul, Lisiane Vieira de Castro Luchese e a assessora Luana Wasgem, representando o deputado estadual Issur Koch.
Os três primeiros lugares em cada uma das três categorias ganharam o livro, troféu e diploma. O evento foi encerrado com concerto da Orquestra Jovem do RS, formada por jovens aprendizes do Pão dos Pobres.
Vencedores
Prosa
1º lugar: Samara Caroline
Riffel Martins, "Vida X Aprendizagem", Setrem (Três de Maio)
2º lugar: Natália Barbosa da Rosa,
"Aprender", Renapsi (Porto Alegre)
3º lugar: Giovana Horne Zorzo, "Trabalho
Infantil e Educação", Renapsi (Porto Alegre)
Verso
1º lugar: Gabriela Oliveira
Medeiros, "Prece", Projeto Pescar (Caxias do Sul)
2º lugar: Lucas Eduardo Ribeiro da Mota,
"Famosas Leis", Senat (Caxias do Sul)
3º lugar: Talita Rodrigues Martini, "Meia Infância",
Instituto Crescer Legal (Santa Cruz do Sul)
Imagem
1º lugar: Nathália Barboza
Silveira, Espro (Porto Alegre)
2º lugar: Margarete Machado dos Santos, SENAC
(Farroupilha)
3º lugar: Aliny Gomes da Silveira, Calábria
(Porto Alegre)
Apoio