Evento orientou sobre a prevenção e os cuidados de lesão por pressão e quedas de pacientes acamados
O Melhor em Casa de Parobé realizou na última terça-feira (18), a 2ª Capacitação para Cuidadores. Na oportunidade, estavam presentes a Vice-Prefeita e Secretária de Saúde Marizete Pinheiro, a Coordenadora do Programa Melhor em Casa Maria Lucia Lampert e sua equipe, a técnica em enfermagem Aline Daniele Feiten representando o CELP (Centro Especializado de Lesões de Pele), o enfermeiro Antônio Horácio de Moura do Time Anti-Quedas, a Psicóloga Deyse Silva, além dos familiares e cuidadores dos pacientes atendidos pelo Município.
Segundo a Vice-Prefeita e Secretaria de Saúde Marizete Pinheiro, o Programa Melhor em Casa realiza um grande atendimento para a população parobeense. “É um serviço tão bom, na qual estamos sempre à disposição para atendermos nas suas residências pacientes acamados e logo em seguida ou até no mesmo dia, eles vão a casa fazer o atendimento”, explica Marizete.
A Coordenadora do Programa Melhor em Casa Maria Lucia Lampert explanou como é feito o trabalho do programa e a troca de informações entre a equipe e os cuidadores. “Quanto mais o cuidador estiver capacitado, mais ele vai poder contribuir na eficácia do cuidado e na evolução da melhora na patologia do paciente”, conta Maria Lucia.
Durante o evento, Aline Daniele Feiten do CELP explicou sobre a importância dos cuidados com o acamado nas questões de higiene, alimentação, medicação e prevenção de lesões por pressão. O enfermeiro Antônio Horário de Moura do time Anti-Quedas abordou sobre os cuidados com as quedas dos pacientes, além da psicóloga Deyse Silva, que trouxe uma breve reflexão sobre a troca de lugar com aquele familiar do paciente.