O Programa Criança Feliz, que irá completar dois anos na cidade, já acompanhou em torno de 200 famílias e realizou ações através de visitas domiciliares. A iniciativa de financiamento federal é vinculada à Política de Assistência Social do Município.
Composto por uma equipe de um supervisor de nível superior e seis visitadores distribuídos por regiões, o Programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Assim, acompanha gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O Programa visa trabalhar o vínculo entre a criança, seu cuidador e a interação entre eles, com brincadeiras simples e a construção de brinquedos com materiais de fácil acesso e recicláveis, por meio de acompanhamento em domicílio. Acredita-se que o brincar apresenta uma influência positiva para a superação das vulnerabilidades sociais.
O Criança Feliz tem caráter intersetorial, necessitando do apoio e integração de outras políticas, em especial a Saúde. Sendo assim, trabalhamos em parceria com o Primeira Infância Melhor (PIM), na qual o programa é ativo desde 2013 e que trabalha com o mesmo objetivo, de desenvolver crianças em situações de vulnerabilidade.
Para que atue no Município, os agentes do programa passam por capacitações e cursos sobre a implantação as visitas domiciliares. Para maiores informações, as famílias podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade localizado na rua Vera Cruz, 701 – Centro de Parobé, ou entrar em contato pelo telefone 3953-1059.