Nesta quinta-feira (04), a prefeita Municipal em exercício Marizete Pinheiro convidou os vereadores Dari da Silva, Maristela Toffoli e Alex Bora para vir fazer uma visita em seu Gabinete, afim de esclarecer a atual situação da secretaria de Saúde de Parobé.
Na oportunidade, a prefeita Marizete explicou para os vereadores todos os números dos avanços feitos na Saúde, as horas triplicadas de médicos, que também aumentou o número de profissionais de 11 para 24 e o número de atendimentos passou de 2.300 consultas para seis mil por mês.
Foram relatadas as melhorias nas estruturas das UBS, como por exemplo, na do Morro da Pedra, que a atual gestão pegou com condições precárias e hoje é um dos melhores postos da região, na qual são disponibilizados todos os serviços. No Morro da Pedra não tem ESF (Agentes Comunitários de Saúde), pois a população deste bairro não atinge o número de habitantes exigidos para contratação.
A chefe do executivo explicou também, a situação do pré-natal no município, na qual foram ampliadas de 50 para 80 horas a carga horária de atendimento. Todas as demandas estão sendo atendidas e os médicos que atendem o programa Mais Médicos nas Unidades Básicas de Saúde estão sendo capacitados para realizar estes atendimentos. A pasta tem realizado reuniões constantes com o Hospital São Francisco de Assis que é referencia em partos, sendo que atende 23 municípios da região.
A frota de Veículos, que se encontrava com condições precárias foi totalmente reformulada pela atual gestão da secretaria de Saúde. Atualmente, todos em dia com a manutenção e a disposição da comunidade.
Nos atendimentos ginecológicos está tudo com demanda natural. Já na Pediatria são 40 leitos prestando atendimento com tranquilidade, uma vez que os médicos do programa mais médicos também estão atendendo a demanda dos postos.
Na Farmácia Municipal, esta gestão comprou aproximadamente R$ 1 milhão em medicamentos, enquanto em 2016 foram apenas R$ 250 mil. Porém, há um atraso no repasse dos medicamentos por parte do Governo Estadual.