Na última quarta-feira (21) a Secretaria de Meio Ambiente realizou evento para conscientização de separação de resíduos urbanos, na EMEF Diniz Martins Rangel, no bairro Fazenda Pires. Participaram da ação o Diretor de Meio Ambiente Carlos Freitas, juntamente com as Biólogas Sabrina Fetter e Karina Richet, com palestras para as turmas do pré ao sexto ano sobre a separação de resíduos, a correta destinação dos materiais e seu reaproveitamento através da reciclagem.
As biólogas destacaram a importância do envolvimento da comunidade escolar na conscientização dos alunos para separação dos resíduos em casa. “As crianças serão multiplicadores desta nova postura, buscando o convencimento de seus familiares, amigos e vizinhos para a correta destinação dos resíduos secos, eletrônicos e óleo de cozinha usado, contribuindo sobremaneira para o Meio Ambiente por meio da reutilização de materiais”, destaca a bióloga Sabrina Fetter.
Na ocasião também foram instalados em parceria com as empresas Onze, Cooreli e 3R Recicle um Ecoponto, com containeres para separação. Na cor verde da empresa Onze que irá receber resíduos secos como (papel, plásticos, metais, garrafas pet, papelão, latinhas, etc.), na cor laranja da empresa Cooreli para recebimento de resíduos eletrônicos (computadores, tablets, celulares, micro-ondas, em fim todo equipamento eletro-eletrônico) e ainda na cor preta da empresa 3R Recicle para recebimento de óleo de cozinha usado (o qual deverá ser colocado em garrafas pet ou outro tipo embalagem) e depois depositado no tonel.
“A instalação de Ecopontos oportuniza a comunidade do entorno das escolas um local mais próximo de suas residências para a destinação correta dos resíduos, mas principalmente a construção de um novo conceito sobre o lixo, pois o reaproveitamento dos resíduos é fundamental para garantir um meio ambiente saudável para as gerações futuras. O que passa pelo envolvimento de toda comunidade, com ações simples, mas extremamente importantes, que é a separação dos resíduos em casa e a sua correta destinação”, disse Freitas.