Na manhã desta quarta (14), após denúncia de crime ambiental, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente juntamente com a Polícia Ambiental deslocaram ao bairro Palmeiras no município de Parobé, no local, numa antiga olaria desativada, foram encontradas enorme quantidade de resíduos industriais descartados irregularmente.
O Diretor de Meio Ambiente Carlos Freitas, juntamente com a equipe técnica passaram a analisar todo material na busca de vestígios, além de juntamente com a Polícia Ambiental ouvir testemunhas para identificação de autoria do descarte. Após análise dos materiais depositados irregularmente, documentos encontrados no local e fundamentado em provas testemunhais foram identificados os donos da fábrica responsáveis pelo crime ambiental.
Os autores foram autuados pela Secretaria de Meio Ambiente pela infração ambiental, já a Polícia Ambiental fará o registro da ocorrência crime e enviará relatório ao Ministério Público para apuração das responsabilidades cíveis. O caso é extremamente grave, pois todo material está a céu aberto, em contato com o solo, alguns pontos com muita água e o resíduo precisa ser removido num razoável espaço de tempo. “Todo proprietário de fábrica de calçados ou ateliê de calçados, tem a obrigação legal em dar a destinação ambientalmente correta dos resíduos (todas as sobras) através de empresa devidamente licenciada, a qual deverá comprovar está destinação”, destaca Freitas.