O Núcleo de Apoio Psicossocial à Infância e Adolescência (NAPIA) foi selecionado para participar do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontecerá entre os dias 25 e 27 de Julho de 2019, em Belém do Pará. Isso se deu por meio da premiação do 30º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS que aconteceu em Gramado, em Junho de 2018. O Congresso tem como objetivo propiciar o compartilhamento de experiências municipais bem sucedidas no âmbito do SUS, além de estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções, visando a garantia do direito à saúde. Nesta quinta-feira (08) representantes do COSEMS estiveram no NAPIA fazendo filmagens que vão mostrar o trabalho do núcleo. Foram entrevistados coordenadores do programa, como Joana D'arc Wittmann, além do prefeito Irton Feller e da secretária e vice-prefeita Marizete Pinheiro.
Desde que foi iniciado, o programa que substituiu o PMEI, já realizou mais de 7 mil atendimentos. E suas ações contemplam a promoção, prevenção e assistência ambulatorial às crianças e adolescentes resultando na Clínica Ampliada Interdisciplinar. Os atendimentos oferecidos são de zero a 18 anos, conforme regem o Estatuto da Criança e do Adolescente e os protocolos da saúde. São desenvolvidos atendimentos com enfermeira, psicólogas, psiquiatra, assistentes sociais, psicopedagoga, pedagoga, fonoaudióloga e fisioterapeutas.
“Nosso trabalho é interdisciplinar e atende crianças de 0 a 18 anos. É uma ação mais efetiva e eficaz, pois os setores e especialidades começam a dialogar entre si e com o atendido, tornando o NAPIA integral, integrado e humanizado”, destaca a secretária de Saúde e vice-prefeita Marizete Pinheiro.