A Mostratec Junior tem o objetivo de Incentivar a iniciação científica, estimulando a imaginação e a curiosidade através da pesquisa
Nos dias 22 a 25 de Outubro aconteceu a 8ª edição da Mostratec Junior, realizada pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, para Escolas de Ensino Fundamental e Infantil da Rede Municipal de Ensino. A premiação foi realizada no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo.
Na noite de quarta (24), aconteceu à premiação na categoria de Ensino Infantil, na qual foram apresentados 72 projetos de Educação Infantil, cujo, três destes foram projetos parobeenses premiados: Elementos da Natureza - Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Professora Flávia Maria Brito – CMAEE, Por que o milho vira pipoca? - EMEF Jorge Fleck e Nem todo bichinho de jardim é inseto - EMEF Idalino Pedro da Silva.
Na quinta-feira (25), ocorreu à premiação do ensino fundamental, na qual foram inscritos 250 trabalhos, dos quais sete foram da rede municipal de Parobé. Todas as cinco escolas participantes foram premiadas: Categoria Voto Popular - EMEF Getúlio Dorneles Vargas com o projeto Piolhice, Categoria dos alunos do 1º ao 3º ano - 3º lugar EMEF Moisés de Souza Pires Mosmann com o projeto A vida das formigas, Categoria dos alunos de 4º a 6º ano - 2º lugar EMEF Leopoldo Frederico Willers com o projeto Cadê o bicho que estava aqui?, Categoria dos alunos de 7º a 9º ano - 4º lugar EMEF Idalino Pedro da Silva com o projeto Redes Sociais e o Prêmio Ler (Literatura e Ciência) - EMEF Maria Francisca da Silva com o projeto Reciclar é o nosso papel.
Além do 2º lugar em sua categoria, o projeto Cadê o bicho que estava aqui? Foi selecionado para a Feira Internacional de Ciência e Tecnologia - FEICITEC Girasoles, em Encarnación, Paraguay que ocorrerá em agosto de 2019. Outros dois projetos também foram finalistas: De onde vem à cor do meu lanche também da EMEF Moisés de Souza Pires Mosmann e Adolescência: depressão e ansiedade na EMEF Leopoldo Frederico Willers.
Este é o segundo ano que o município inscreve escolas para a Mostratec Júnior. Os projetos finalistas passaram pela 2ª FEICIPA – Feira de Iniciação Científica de Parobé, sendo analisados por avaliadores externos e classificados para a mostra.
“A escola deve ser um espaço de construção do conhecimento, de interação social e exercício da autonomia e do protagonismo de educandos e educadores. A iniciação científica é o caminho, para fomentar essas práticas sempre incentivando a pesquisa e o pensar nas escolas da rede municipal de ensino”, disse a Secretária de Educação, Daise Santos.