Na sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde realizou na Rua Coberta da Praça 1º de Maio ações de prevenção contra o câncer de mama. Dentre os trabalhos, os servidores realizaram a solicitação de mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos, e mulheres com histórico de câncer de mama na família, mediante a apresentação de carteira de identidade.
A divulgação de ações de prevenção e de conscientização sobre enfermidades como o câncer de mama e o câncer de colo uterino, assim como atividades em apoio a vítimas das doenças. foram algumas das programações feitas durante o Outubro Rosa.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional, iniciado na década de 90, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O laço cor de rosa é uma das marcas da campanha, cujas atividades tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O Rio Grande do Sul possui a terceira maior taxa de mortes por câncer de mama entre as mulheres com mais de 20 anos no Brasil (segundo no ranking mundial), ficando apenas atrás do Estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. A taxa de mulheres com câncer de mama aumentou aproximadamente 13%, passando de 25,1 óbitos por 100 mil mulheres em 2001 para 28,5 óbitos por 100 mil mulheres.