Na tarde de quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em ação de Fiscalização Ambiental identificou o descarte irregular de resíduos em dois pontos de Área de Preservação Permanente (APP). Os materiais identificados são sobras de couro, materiais sintéticos e outros, com origem industrial calçadista.
O primeiro está localizado em um curso natural de água na Fazenda Pires, próximo ao Horto Municipal, em quanto que o segundo está às margens do Rio dos Sinos, próximo a ponte no distrito de Santa Cristina do Pinhal. Em análise dos materiais, o Engenheiro Químico da Secretaria, Mateus de Freitas constatou que em ambos locais os materiais são idênticos.
O autor do crime Ambiental foi identificado após análise dos materiais e vestígios encontrados, no qual será autuado pela Secretaria de Meio Ambiente e com consequentemente comunicado de ocorrência por crime ambiental, posteriormente sendo enviado um relatório ao Ministério Público.
Segundo o Diretor de Meio Ambiente, Carlos Freitas “os donos de atelier de calçados tem a obrigação de entregar os resíduos para a indústria que fornece o serviço e materiais, esta dará o destino ambientalmente correto destes resíduos, ressaltando que descartar numa área de preservação permanente é algo inaceitável, ainda mais pela poluição de um rio importantíssimo como o Rio dos Sinos, que é fonte de captação de água em toda nossa região”, explicou.