Nesta segunda-feira (15) ocorreu a solenidade de inauguração do Núcleo de Mediação de Conflitos. O evento contou com a presença do Sub-Chefe de Polícia Delegado Leonel Fagundes Carivali, o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana Delegado Fábio Motta Lopes, além de autoridades civis e militares. Os presentes tiveram a oportunidade de visitar as instalações do espaço ao final da cerimônia.
O Projeto Mediar foi transformado em programa da Polícia Civil através de portaria da Chefia de Polícia e tem por objetivo expandir os princípios da justiça restaurativa, avançando nos ideais de mediação não punitiva, sendo contraponto da justiça retributiva. A técnica deste processo nada mais é do que a aplicação do apaziguamento em conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se assim, a uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso. “Sabemos que há essa necessidade de buscar um desafogo aos inúmeros processos que chegam ao judiciário. E este local servirá para isso, para buscar uma resolução rápida e eficiente, que pode ser fundamental para alguns casos”, comentou o prefeito Irton Feller.
Ao final do evento, conduzidos pelo delegado Rafael Sauthier, titular da delegacia de Parobé, as autoridades foram convidadas para conhecer a sala de mediação, inaugurada no ato. Também participaram do evento representantes do Judiciário, do Ministério Público, Brigada Militar, Câmara de Vereadores, CDL, Consepro, clubes de serviço e membros da sociedade civil.