51 995313069

NO AR

Seleção Músical

Com Ailton Araújo

Brasil

Falta de conscientização dificulta trabalho de coleta seletiva

Mais de 700 toneladas de lixo são recolhidas mensalmente em Parobé

Publicada em 17/09/18 às 20:47h - 224 visualizações

por Divulgação


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Eduarda Rocha)


 

Apesar de estar em vigor desde o ano passado, Parobé ainda enfrenta dificuldades no serviço de coleta seletiva. O maior problema, é a falta de conscientização da comunidade quanto a separação de resíduos. Ao todo, mais de 700 toneladas são recolhidas diariamente pela empresa Onze Construtora, que coordena o trabalho de coleta.

Apesar de ser um serviço de extrema necessidade, o município foi o último a implantar a separação na região do Vale do Paranhana. Dados do IBGE apontam que somente 15% da população brasileira tem acesso ao sistema de coleta seletiva.

Além de promover a geração de renda para centenas de pessoas e economia para as empresas, a separação do lixo garante uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.

Realizada em um pavilhão na localidade de Santa Cristina do Pinhal, a separação dos resíduos é feita por doze funcionários, que selecionam o que é recolhido. Após este processo, o lixo é compactado e enfardado. Já os resíduos orgânicos rejeitados, acabam depositados em contêineres que fazem o descarte no aterro sanitário localizado em São Leopoldo.

“A principal dificuldade que enfrentamos no processo de coleta seletiva ainda é a falta de conscientização. Recebemos muito lixo seco misturado com resíduos orgânicos”, explica o gerente operacional da empresa, Vinicius Cardozo.

Para o presidente do Legislativo e idealizador da coleta seletiva no município, Moacir Jagucheski, a conscientização também é importante para alcançar o desenvolvimento. “Este trabalho reduz os impactos ambientais consequentes do consumo. Ao separarmos o lixo, vamos facilitar seu tratamento, diminuindo as chances de impactos nocivos ao meio ambiente e para a saúde do planeta. Cuidar do lixo também é pensar em desenvolvimento”, destaca.

 

Descarte o lixo corretamente

Para facilitar o entendimento sobre o descarte dos resíduos, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), estabeleceu cores para diferentes locais de descarte na coleta seletiva. Entenda: Azul: papéis e papelões; Verde: vidros; Vermelho: plásticos;

Amarelo: metais; Marrom: resíduos orgânicos; Preto: madeiras; Cinza: materiais não reciclados; Branco: lixos hospitalares; Laranja: resíduos perigosos; Roxo: resíduos radioativos.

Para o lixo eletrônico, a Prefeitura Municipal dispõe de um serviço de recolhimento que acontece toda a primeira quinta-feira do mês, das 14 às 17 horas, na Rua Coberta da Praça 1º de Maio. No local podem ser descartados resíduos como pilhas, baterias, celulares, computadores, entre outros.  

 

Arquivo: coleta seletiva

Créditos: Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação

Legenda: Separação do Lixo é feita na localidade de Santa Cristina do Pinhal

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 161959
Usuários Online: 5836
Copyright (c) 2025 - Rádio Paranhana
Converse conosco pelo Whatsapp!