Cerca de 80 agricultores assistidos pela Emater e Secretaria do Desenvolvimento Rural participaram das atividades na Expointer 2018, como: a visitação a estandes, oficinas gastronômicas, exposição e leilão de animais.
A principal visitação realizada pelos agricultores ocorreu no pavilhão da agricultura familiar, ao qual foi ampliado passando de 3,5 mil m² para 7,6 mil m², onde ocorre a divulgação e a comercialização dos produtos da culinária colonial gaúcha, como pães, bolos, doces e chimias, cucas, embutidos, conservas, mel, melado, rapaduras, orgânicos entre outros produtos.
Parobé teve a participação no pavilhão da agricultura familiar na Expointer com a presença da Agroindústria Familiar Geliger, que, na Comunidade do Morro Negro segue a tradição de três gerações da família Gelinger, na produção de melado e rapaduras.
A Secretaria da Agricultura e Emater disponibiizaram o transporte e o passe livre para as excursões de agricultores, com o objetivo de proporcionar a eles conhecimento quanto as novas tecnologias e tendências no mercado agrícola.