Nesse ano já foram localizados 70 focos do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor de doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Para o controle e combate deste inseto a Vigilância em Saúde Ambiental iniciará com ações, além das já executadas, que é a de pulverização em ruas mais infestadas.
Na próxima quarta-feira (22), a partir da 8h, a equipe estará fazendo a pulverização de inseticida específico nas ruas Clayton Paulo Brenner, dos Trilhos e Holanda. Apesar de Parobé estar infestada pelo mosquito, não há casos de pessoas infectadas por doenças transmitidas pelo inseto, pois não há circulação do vírus na cidade.
Além das ações da Vigilância em Saúde Ambiental, é importante que as pessoas se conscientizem para não deixar água acumulada, evitando assim a proliferação dos mosquitos.
Para maiores informações entre em contato com a Vigilância em Saúde Ambiental no telefone (51) 3953.1974
Ação no bairro Paraíso
Já na sexta-feira (24), a Vigilância em Saúde Ambiental, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, estará fazendo um mutirão de prevenção a vetores de doenças no bairro Paraíso. A ação consiste em visitar residências, vistoriar e orientar a população daquele bairro sobre cuidados com a saúde. Serão colocados raticidas, pulgicidas, carrapaticidas, inseticidas específicos contra mosquitos e também coleta de larvas para avaliar os níveis de infestação e ter assim um relatório de quais espécies de mosquitos existem no bairro.